CaveiraTech Fórum
collapse

Outro Fóruns são superiores a redes sociais - minha opinião.

Offline GregLinux

• L4MM3R
  • *
  • Liked: 0
  • Likes Given: 0
Tenho voltado a ter interesse em fóruns na internet. Voltei a visitar Clube do Hardware, EletronicaBr, Bitcointalk e agora o CaveiraTech. Sabe o que eu percebi? Os fóruns em alguns lugares continuam muito ativos. Também percebi que eles são mais independentes, sérios e resilientes do que grupos nas redes sociais.  
Uma comunidade em uma rede social não é verdadeiramente sua. Eu já vi centenas de servidores no Discord ser deletado por pura politicagem da plataforma. Quando nós usamos uma rede social nós estamos na mão desse pessoal. Eu espero sinceramente que o hype dos fóruns retorne com tudo. Eu creio que isso seria bom para a internet. Não iriamos ficar na mão de poucas empresas e a internet seria mais descentralizada.
Fóruns são superiores a redes sociais na minha opinião.
« Última modificação: 07 de Maio de 2022, 23:23 por GregLinux »

Offline p5ych0

• SCR1PTK1DD13
  • Deus está morto, nós matamos ele.
  • Liked: 26
  • Likes Given: 18
Creio que a falta de interatividade/importância das comunidades em redes sociais vai além dessa centralização da internet, pois veja bem, mesmo que as redes sociais sejam lotadas de botões de denúncia, bloqueio de usuário e privacidade, me parece que em muitas das comunidades da mesma estão completamente sujeitas ao caos, os moderadores em grande parte das vezes não ligam para as discussões ou infrações da comunidade, eles só querem ver as curtidas e seguidores aumentando. A moderação de maneira mais ativa possível, até hoje, eu só vi nos fóruns.

Não concordo com a ideia de fóruns serem superiores as redes sociais, pois são contextos de interação social bem diferentes, mas tem algo que concordo, quero que o hype dos fóruns retorne com força total.
Se o mundo ´e imundo na mão do tirano, que eu também seja sujo como um ser mundano.

Offline Alobus

• Moderador Geral
  • L3G3ND
  • *
  • Se alguma coisa der erro,Simples,tente denovo!
  • Liked: 1323
  • Likes Given: 4
O grande fator ao qual é mais gritante de um fórum para uma rede social sem dúvidas é que o Fórum sempre será "Imune" ao tempo. Aquele meme que sempre compartilham que "Quando você busca um problema na internet e vê que alguém já o resolveu 10 anos atrás em um fórum" é extremamente real. A grande vantagem são que os fórum são sofrem com o tempo. Por exemplo é que você pode hoje criar um tutorial ou colocar uma dúvida que daqui a anos, alguém vai procurar exatamente a mesma coisa, coisa que é impossível de acontecer em qualquer rede social.

A grande vantagem também é que as discussões são com o foco para resolver um determinado problema dentro de um contexto de alguém que teve uma determinada dúvida ou alguém querendo ensinar algo. E em ambos os casos você poderá notar exatamente a mesma coisa, a comunidade no geral se ajuda e busca genuinamente uma solução.

É lindo de se ver que tem gente aqui que produz conteúdo verdadeiramente apenas pelo prazer de compartilhar o conteúdo e ajudar a comunidade, não busca fama ou status, coisa que geralmente em algumas redes sociais, isso eventualmente ocorre.
Um exemplo claro aqui é o Kodo no Kami, o cara vira e mexe traz um conteúdo excelente para ajudar a comunidade e sem dúvidas, daqui a anos, seus tópicos serão lidos e ajudarão centenas de pessoas.

Então a grande vantagem que um Fórum tem, e que uma rede social jamais terá, é justamente sobreviver ao tempo e que qualquer um que crie qualquer conteúdo hoje, estará marcado na eternidade e sem dúvidas em alguma época em algum lugar do mundo, alguém vai pesquisar exatamente o que você escreve aqui no Fórum.

Do Mesmo jeito que uma espada precisa de uma Boa pedra pra ser amolada,Uma mente Precisa de bons livros,não é o Acumulo conhecimento que lhe faz Um bom profissional  e sim o que você sabe fazer com o pouco que tem.

[email protected]

* CaveiraTech YouTube

* Facebook

Guilherme Junqueira
04 de Fevereiro de 2019, 18:01 por Guilherme Junqueira
Views: 67163 | Comments: 27

Infelizmente a seção de Grupos de estudos do fórum estava sendo usada por organizações criminosas para recruta...
Guilherme Junqueira
27 de Julho de 2018, 17:30 por Guilherme Junqueira
Views: 43424 | Comments: 64

Pessoal, estou pensando seriamente na possibilidade de criar um novo fórum, só que voltado 100% à programação....
Guilherme Junqueira
26 de Junho de 2018, 20:25 por Guilherme Junqueira
Views: 25651 | Comments: 41

Resolvi fazer uma enquete para ver qual o posicionamento político da maioria aqui no fórum. O Alobus já fez um...
Guilherme Junqueira
20 de Junho de 2018, 12:56 por Guilherme Junqueira
Views: 31168 | Comments: 63

Últimamente o fórum vem sofrendo com muitas pessoas postando pirataria e esse não é o intuito do mesmo. A pira...
Guilherme Junqueira
20 de Fevereiro de 2018, 20:18 por Guilherme Junqueira
Views: 19196 | Comments: 4

Boa noite pessoal, venho apresentar para vocêsYou are not allowed to view links. Register or Login...

* Equipe

Guilherme Junqueira admin Guilherme Junqueira
Administrador
Luiz Viana admin Luiz Viana
Administrador
Alobus gmod Alobus
Moderador Geral

* Tópicos Recentes